• Da planta à construção: Quais são as etapas da sua jornada como Assinante?



    O que é Estruturação?

    Lembra da analogia da casa que eu trouxe neste post (fixado no topo destes espaço). Segue o link para conferir na íntegra👇


    https://onovopoder.heycamp.com.br/posts/a-importancia-de-planejar-para-construir-uma-comunidade-F0syV4FHOB


    A estruturação é a etapa da planta, ou seja, desenhar a experiência da Comunidade tanto para os membros quanto para a empresa.


    O que acontece na etapa de Estruturação?


    • Coleta de Dados: Possui o objetivo de aceleração do processo de criação/alinhamento da Comunidade. Além de nos fornecer maior assertividade para oferecer uma experiência de valor e para o membro da Comunidade.


    • Quem são seus membros?
    • Qual é o propósito da sua Comunidade?
    • Qual problema a sua Comunidade resolve?


    • Branding: Nenhuma Comunidade é igual e para ter um diferencial de mercado é preciso estruturá-la como um movimento. Estruturamos a filosofia da sua Comunidade para que ela possa existir como uma experiência de valor para seus membros.


    • Plano de Integrações: Definimos com o cliente quais automações ele deseja implementar na sua Comunidade e também a quantidade de ferramentas que serão conectadas para que o seu ecossistema possa fluir com apoio de tecnologia em ações em massa, especialmente indicada para Comunidades de médio à grande porte (Dependendo da plataforma de Comunidade escolhida)


    • Mapa da Comunidade: É o mapa mental da Comunidade. Esse material será nossa estrela-guia de alinhamento para aprovação do design de interações e demais entregáveis previstos na sua experiência.


    • Design de Interações: É tudo aquilo que será proposto para a experiência de navegação do membro dentro da sua Comunidade. Desde a entrega na jornada até a sua saída.


    O que são CheckPoints?

    Consideramos como reuniões gravadas com duração média de até 2 horas com o decisor do projeto voltadas para alinhamento de expectativas e aprovações do Mapa da Comunidade.


    Após a conclusão dessa etapa, partimos para o planejamento da operação e das entregas da Comunidade (Etapa de Nutrição ou Manutenção)



    O que é nutrição/manutenção?


    Essa etapa é recorrente, pois Comunidades assim como casas e carros também precisam de manutenção para se manterem em bom funcionamento. Desde as demandas de design até mesmo a gestão de convidados para eventos dentro da sua Comunidade. Nutrir é outro segredo essencial para a receita de sucesso da sua Comunidade


    O que acontece na etapa de Nutrição/Manutenção?


    • Planejamento e Gestão dos Encontros Ao Vivo:


    Toda Comunidade para se manter ativa precisa de eventos online e/ou presenciais sazonalmente e recorrentemente.


    Para que isso seja possível, é necessário planejar o roteiro, os temas os canais de aviso e ativação para que este tipo de operação ocorra com maior previsibilidade com objetivo de aumentar a confiança, gerar envolvimento e retenção para a experiência do membro.


    Imagine que a sua Comunidade seja como um bolo. Eventos são indispensáveis para que a receita da Comunidade possa se tornar um sucesso.


    Os eventos na Comunidade servem para:


    • Gerar conexão (Quanto maior a conexão, maior tende a ser a retenção do membro no longo prazo)
    • Educar o cliente sobre o produto, software, curso...
    • Coletar feedbacks para melhorar o negócio como um todo e a experiência da Comunidade também.
    • Em momentos específicos pode-se criar novas oportunidades de venda


    • Plano de Escala para Moderação:


    A moderação da Comunidade exige rotinas de moderação com checagens de 2 à 3x ao dia de acordo com o combinado para dias e horários de atendimento acordados com o cliente.


    A moderação possui o objetivo de coletar dados, educar o cliente e gerar novas conexões


    🌟Diferencial da nossa moderação: A moderação é feita com estratégias de UX design, respeitando a jornada do produto, proposta de valor do negócio. Buscando gerar valor para o membro e para o negócio.


    • Coleta de dados


    É uma rotina importante, pois através dos dados podemos personalizar experiências, vender mais e até mesmo melhorar produtos/serviços já ofertados.


    A coleta pode ser feita por ações em massa, 1:1 e através de pesquisas recorrentes ou sazonais.


    • Criação de Conteúdo


    Além de estimular o desenvolvimento de criação de conteúdo a partir dos membros, também são criados conteúdos sobre avisos, antecipação de eventos e Newsletter.


    A recorrência de quadros e conteúdos de educação podem ser desenvolvidos de acordo com a jornada do membro.


    • Planejamento estratégico e demonstração de resultado (Mensal)


    Encontros online com disponibilização da gravação, tendo uma duração média de 2 horas com o cliente para avaliarmos as estratégias e alinharmos as prioridades das ações do próximo mês.


    Ficou com alguma dúvida? pergunte nos comentários deste post 😉