• Como funciona a gestão de um negócio centrado em comunidade?

    Neste post você vai conhecer a bússola um mecanismo silencioso e de alto impacto para a gestão para Comunidades desde a administração interna até a entrega da experiência para os membros.



    Cada ponto colorido disposto na imagem acima corresponde a um pilar fundamental que faz parte da estrutura de um negócio centrado em comunidade.


    Como um negócio centrado em Comunidade funciona?


    Vamos aprofundar o conceito:


    Imagine que o seu negócio como se ele fosse uma cidade.


    Cidades possuem várias ruas e locais que entregam diferentes experiências para os habitantes e/ou visitantes


    Sendo assim, que imagine que cada funil represente uma estrada que leva o cliente do ponto A para o ponto B, ou seja, para um local específico. (Esse local vamos chamar de Comunidade) tanto fora quando para dentro deste local existem novas estradas (funis) e caminhos podem ser percorridos pelo seu cliente.


    Como o cliente circula pelo negócio através dos funis para explorar à Comunidade?



    O tráfego pago assim como as automações são responsáveis por abastecer e gerar mais movimento na estrada (funil) que levará o cliente para um local específico (Experiência dentro da Comunidade), os clientes poderão explorar novas estradas (Funis) e outros locais dentro da Comunidade como cursos, newsletters, encontros ao vivo recorrentes ou programas de mentoria, por exemplo.


    Você entende agora porquê ter uma comunidade como bônus de um curso não faz sentido?


    É preciso desenvolver um olhar estratégico para como a Comunidade será o ponto de encontro por onde seus clientes vão se relacionar e explorar as soluções que o seu negócio oferece.


    Além disso, Comunidades possuem um custo de manutenção. Assim como tudo na vida. Exemplo: Carros, casas e até mesmo nossa própria saúde também funciona assim.


    A comunidade é um organismo vivo e representa o coração do seu negócio, pois é nela que o cliente vai se expressar verdadeiramente.


    Nesse contexto, em mais uma analogia trago o sucesso do cliente como o pulmão, o funil como as veias que bombeiam sangue para o coração continuar batendo.


    A experiência dentro da Comunidade é o cérebro da operação e abastece o negócio com novas oportunidades de vendas de forma recorrente.


    Com Comunidade você pode construir Equity, combater o plágio, pois cada Comunidade é única e também poderá obter métrica mais importante para um negócio no digital obter diferencial: Reputação


    Desejamos profundamente que este post ajude a expandir sua visão sobre Comunidade como modelo de negócio, pois é dentro desse tipo de ecossistema que tudo acontece e que os dados mais valiosos podem ser gerenciados.


    Ouvir a voz do cliente, estrategicamente, dá ROI meu caro explorador.

    Qualquer dúvida estamos aqui para te ajudar, tá bom? 😉